LISBOA

CONFERÊNCIA – 8 de novembro

WORKSHOPS – 9 de novembro

10% DESCONTO até 29 de setembro. Inscreva-se já!

09H00

Recepção dos participantes

09H10

Sessão de abertura

Ricardo Fortes da Costa – Diretor – RHmagazine

TALENT ACQUISITION

09H15

Painel de especialistas Como atrair, captar e manter as pessoas certas nos lugares certos?

Que canais e ferramentas usar para agilizar processos e filtrar os candidatos? para além das competências técnicas como avaliar motivações, ambições e traços de personalidade – qual é o novo mapa de competências? o que não pode faltar num processo de recrutamento? o que fazer para reter talentos que procuram mudança? quais são as variáveis mais fortes para reter os melhores? concorrência; remuneração; perfil dos líderes…?

Moderador: Ricardo Fortes da Costa – Diretor – RHmagazine
Pedro Raposo – Diretor de Recursos Humanos – Banco de Portugal
Alexandra Mendes – Diretora de Recursos Humanos – Crioestaminal
Jorge Figueiredo – Diretor Corporativo  de Recursos Humanos – Delta Cafés

10h00

CASO PRÁTICO Como atrair, captar e manter as pessoas certas nos lugares certos?

Como é que uma empresa, a crescer a um ritmo acelerado, consegue encontrar as pessoas certas para os lugares certos? Como encontramos os melhores candidados, onde e quais os canais para os contactar? O que torna uma marca atrativa num mercado global e desafiante como o tecnológico? O que procuramos para além de competências técnicas e como avaliamos esses perfis? Como desenvolvemos competências internamente para ter os melhores especialistas na identificação de talento?

Ana Sousa – Talent & People Director, Portugal – Farfetch

TALENT RETENTION

10H45

CASO PRÁTICO Onboarding de novos colaboradores: como maximizar o sucesso?

Após um processo de seleção eficaz, como podem as empresas utilizar o onboarding para melhorar a sua gestão do talento? Essa estratégia impacta diretamente na redução da taxa de turnover de uma empresa? Como podem as empresas auxiliar nos novos funcionários a se adaptarem aos aspetos sociais de forma rápida e suave? Quer saber como funciona esse processo e como implementá-lo dentro da sua empresa?

João Figueirinhas Costa – Talent Acquisition Manager – Uniplaces

11H30

Pausa para café e networking

11h45

Qual o impacto dos benefícios e incentivos na retenção dos melhores colaboradores?

O que valorizam os profissionais num potencial empregador: ambiente de trabalho; solidez financeira; cultural empresarial; qualidade dos projetos…? A remuneração continua a ser uma forte variável na retenção dos melhores? Como construir um pacote salarial que constitua uma ferramenta de retenção dos melhores talentos? Como recorrer com eficácia à retribuição variável, benefícios sociais, complementos salariais?

Florent Lambert – CEO – Sodexo Portugal

PERSONAL AND LEADERSHIP DEVELOPMENT

12H30

CASO PRÁTICO: Como gerir o talento e o desenvolvimento dos colaboradores?

A gestão de talento, aliada a uma cultura forte são essenciais para recrutar e reter os melhores, garantindo o compromisso com a empresa. Como desenvolver um programa estruturado, começando no recrutamento, passando pelo acolhimento, benefícios, formação, gestão de talento e desenvolvimento?

Isabel Heitor – Human Resources Director for America, Europe and Pousadas de Portugal – Grupo PESTANA

13H15

Almoço

14H30

TENDÊNCIAS DA FORMAÇÃO: Quais as grandes tendências da formação do futuro?

Como conseguir uma proposta de formação mobile, interconectada, pessoal, colaborativa e inteligente? Qual o papel das redes sociais comunitários para a formação? Qual o papel dos Learning Comunity Managers?

Moderadora – Cristina Martins de Barros – Managing Director – IIRH-Instituto de Informação em Recursos Humanos
José Santos – Managing Director – BTS
Mafalda Cabrita – Diretora de Recursos Humanos – Farmácias Holon

15H15

CASO PRÁTICO Chaves para fazer crescer e manter os talentos na organização?

Como reter uma geração que muda com facilidade? como proceder para avaliar de forma sistemática o grau de satisfação dos colaboradores? assegurar o feedback sobre o desempenho; como antecipar expectativas e dar resposta? valorizar o equilíbrio entre vida profissional e pessoal; como é que a formação e desenvolvimento são diferenciadores no momento em que potenciais colaboradores escolhem as organizações?

Paulo Pimentel Barreto– Diretor de Recursos Humanos – Luz Saúde

16H00

Pausa para café e networking

16H15

CASO PRÁTICO Motivação dos trabalhadores: como conseguir colaboradores mais produtivos e motivados?

Quais os fatores críticos de sucesso para conseguir colaboradores comprometidos com a organização? O que não deve fazer? Como criar um espirito de missão comum a toda a organização?

Novas gerações no trabalho: a chegada do Millennials. O que valoriza esta geração? Porque são tão difíceis de recrutar e reter?

Célia Carrasqueiro – Diretora de Recursos Humanos e Comunicação – Verralia

17H00

CASO PRÁTICO Gerir na diversidade equipas multigeracionais e multiculturais?

Como se gerem colaboradores de 4 gerações diferentes distribuídos por várias geografias? Como conseguir que as diferenças resultem em vantagens competitivas para as organizações? Como se lideram estes grupos diferentes?

Sofia Couto – Human Resources Manager  – Bial

17H45

Encerramento da Conferência

WORKSHOP 1 – 9 de novembro – 9h/13h

Instrumentos e metodologias de avaliação de desempenho

Avaliar o desempenho de pessoas é sempre um processo difícil e complexo que requer uma grande compreensão do conjunto de todas as variáveis envolvidas, desde a consciencialização da subjetividade intrínseca a qualquer avaliação, até às características do método que se utiliza, às repercussões na situação profissional atual e futura do avaliado.

Objetivos

Elementos chave do sistema de gestão de desempenho

Como dar feedback para melhorar o desempenho dos colaboradores

Definir um plano de desenvolvimento da carreira para cada colaborador e em função das necessidades da organização.

Programa

Implementação de um sistema de avaliação de desempenho

  1. Definição do perfil de cada função
  2. Estabelecer objetivos
  3. Fases do processo de avaliação
  4. Critérios de avaliação

A entrevista de avaliação

Como avaliar o potencial

A gestão eficaz do desempenho

  1. Identificar os indivíduos de alto potencial e os talentos
  2. Programas de reconhecimento e de desenvolvimento
  3. Deteção das necessidades de formação
  4. Políticas salariais e incentivos
  5. A avaliação continua como ferramenta de gestão para melhorar o desempenho

Workshop muito prático durante o qual vamos alternar exposições teóricas e exercícios práticos individuais e em grupo, e debates dirigidos com participação ativa dos participantes; simulações de casos práticos com situações representativas do contexto profissional.

Os nossos formadores:

miguel

MIGUEL ABREU

DIRETOR

rayblanco

Márcio Fazenda

Consultor

marcio2

WORKSHOP 2 – 9 de novembro – 14h/18h

Políticas salariais para responsáveis de recursos humanos

As empresas dedicam uma grande parte dos seus gastos em gastos de pessoal e os colaboradores estão muito atentos a todos os aspetos da sua remuneração. Como conciliar as necessidades e os objetivos de ambos?

Objetivos

Analisar os problemas típicos que se presentam a um responsável de recursos humanos no dia-a-dia.

Capacitar-se para definir a política de remuneração da empresa.

Programa

O que devemos saber antes de decidir: as tabelas de remuneração base e topo da empresa e os valores praticados pelo mercado.

Aumentos salariais individuais para as promoções individuais, para os altos potenciais etc.

Remunerações de entrada na empresa, de saída e escalões intermédios.

Remuneração para a direção da empresa.

Políticas salariais da empresa: definição da política salarial global desde a definição dos aumentos, a sua repartição e o sistema de incentivos.

Indicadores da política de retribuição: desde os mais clássicos aos mais atuais.

Workshop muito prático durante o qual vamos alternar exposições teóricas e exercícios práticos individuais e em grupo, e debates dirigidos com participação ativa dos participantes; simulações de casos práticos com situações representativas do contexto profissional.

catia-monteiro

Cátia Monteiro


Profissional de RH com mais de 16 anos de experiência no setor das Tecnologias de Informação e Consultoria. Capacidade demonstrada de liderança e desenvolvimento da equipa de RH e de interagir efetivamente com a administração da empresa. É Diretora de Recursos Humanos desde 2007, com experiência em diferentes áreas de RH, como remuneração, formação, desenvolvimento organizacional e recursos humanos estratégicos. Cátia é licenciada em Sociologia (Lisboa) e completou também uma pós-graduação em RH (PARH). Especialidades: gestão estratégica de RH, gestão de talentos (atração, avaliação, desenvolvimento e retenção), processo de recrutamento, desenvolvimento organizacional, liderança e comunicação.

Contact Us

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Not readable? Change text. captcha txt
Share This